Postagens mais recentes

sábado, 2 de abril de 2011

Ney Matogrosso é a favor da pena de morte

Ney Matogrosso é a favor da pena de morte


O título é para chamar a atenção mesmo, e o assunto está de fato relacionado com ele, mas não na intensidade em que aparece. 

É apenas uma demonstração de como a mídia pode manipular uma informação a fim de promover o "assassinato de reputação" de qualquer cidadão (de bem ou não).

Este texto foi inspirado depois de duas observações

- as trapalhadas e a coragem de Jair Bolsonaro na maneira enérgica com a qual defende suas ideias - e é ridicularizado por elas na internet, além de ser chamado de facista, Hitler brasileiro, etc, por defender a pena de morte, entre outros;

- um debate em que participa Ney Matogrosso (na década de 80, 90?) onde, também com coragem, ele defende o fuzilamento, (pena de morte), para traficante de drogas que ofereça seu produto a uma criança. Além de afirmar ser a favor da descriminalização da maconha, e que já havia utilizado a erva durante algum tempo;

Seguem aqui alguns vídeos de Bolsonaro, e mais abaixo o vídeo do debate com a participação de Ney Matogrosso:







E com Matogrosso:


O interessante disso tudo é ver Bolsonaro e outros sendo criticados por defenderem a pena de morte mas porque ninguém se manifesta sobre a declaração de Matogrosso? Talvez por já ninguém lembrar dela. Bolsonaro continua aparecendo na mídia atualmente com suas declarações.

Mas sobre o assassinato de reputação, vamos ilustrar da seguinte maneira:

Imagine que Bolsonaro é amigo pessoal dos donos de muitos veículos de comunicação, principalmente aqueles com abrangência nacional, e Matogrosso detestado pelos mesmos. Neste caso, a mídia trataria ambas as declarações a favor da pena de morte de maneira diferente, com mais agressividade em relação a Matogrosso e mais brando com Bolsonaro.

Em diversos momentos apareceriam reportagens de capa, com letras garrafais e uma foto de Matogrosso com cara de mau - quando se tiram diversas fotos num certo instante, pode-se selecionar alguma foto com careta, com cara de mau, ou o que mais for possível. Um exemplo de um chamada de capa, em letras garrafais, a fim de mal-dizer Matogrosso poderia ser:

"Ney Matogrosso diz ser a favor da pena de morte"

Também poderia associar Matogrosso e a maconha, muitas são as possibilidades, para o bem ou para o mal.

E esta mesma mídia, poderia omitir as declarações de Bolsonaro, ou esporadicamente fazer uma reportagem muito polida, com palavras rebuscadas, bons ângulos fotográficos, mostrando um homem íntegro, preocupado com a segurança pública, e possivelmente elogiando a pena de morte aplicada nos EUA, com exemplos dos piores criminosos já eliminados naquela sociedade. Talvez o título pudesse ser algo do tipo:

"Jair Bolsonaro defende a família brasileira e a pena de morte a estupradores e outros criminosos"

Mesmo que o conteúdo das palavras de Matogrosso naquele vídeo não seja tão pesado como o título anterior, se a ideia é levar os leitores a um sentimento negativo em relação àquela pessoa, pode-se fazer isso facilmente.

Com efeito, promove-se o "assassinato de reputação" ao mesmo tempo que se pode ocultar uma posição ainda pior do que a apresentada anteriormente.

Por vezes, o importante pode não ser somente o que seja publicado, mas, aquilo que não é publicado!

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Críticas, sugestões. Seu feedback é importante para nós.