Postagens mais recentes

terça-feira, 19 de abril de 2011

Jeitinho japonês

Anteriormente havia publicado algo sobre o jeitinho japonês, e a pouco encontrei uma notícia interessante sobre o homem mais velho do mundo, que agora é um japonês - Jirouemon Kimura, após a morte do estadunidense Walter Breuning. 

O que me chamou a atenção, para originar um novo post em "Brasil - nem tão ruim assim", foram os dois últimos parágrafos da notícia, que apresento abaixo, com grifos:


19 de abril de 2011 | 5h 01 - Efe - via Agência O Estado

TÓQUIO - O japonês Jirouemon Kimura, que se tornou há apenas cinco dias o homem mais velho do mundo, completou 114 anos nesta terça-feira, 19, informou a agência local Kyodo.

Kimura, que vive na província de Kioto, assumiu o posto de homem mais velho do mundo em 14 de abril, data em que o americano Walter Breuning faleceu, também aos 114 anos.

Kimura, que tem 14 netos, 25 bisnetos e 11 tataranetos, passa quase todo o tempo de cama e figura como o mais velho na lista elaborada pelo Grupo de Investigação Gerontológica de Los Angeles, seguido pelo também japonês Tanekichi Onishi, com 111 anos.

O Japão é o país com a maior esperança de vida e tem a população mais velha do mundo, segundo dados da ONU.

O país mantém o posto apesar de as autoridades japonesas terem descoberto em 2010 que mais de 200 mil cidadãos que apareciam nos registros como supostos centenários estavam desaparecidos.

Após uma pesquisa, ficou constatado que muitos deles já haviam falecido sem que seus familiares tenham feito a notificação, já que desse modo podiam seguir recebendo suas pensões.
---x---

Quando isto ocorre no Brasil dizem que é o "jeitinho brasileiro", ou "tipicamente brasileiro", ou ainda, que é mentalidade de país de Terceiro Mundo. 

E quando ocorre no Japão, um país desenvolvido com uma cultura milenar, como se chama este ato?

Não pretendo com isto dizer que se ocorre lá não há problema em ocorrer aqui. Apenas mais um exemplo de que certos comportamentos não dependem de nacionalidade e nem tudo pode ser atribuído ao "jeitinho brasileiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Críticas, sugestões. Seu feedback é importante para nós.