Postagens mais recentes

quinta-feira, 10 de março de 2011

Quem é o 'pai' do 'Plano Real'?

Olá,

Este post foi criado para iniciar uma discussão sobre a 'paternidade' do Plano Real.

Isto deve-se ao fato de sempre encontrar em forums, comentários em blogs de jornais, conversas de bar, que FHC (Fernando Henrique Cardoso) é o pai do Plano Real, que o seu governo deve receber o 'mérito e a glória' pelo plano.

Em função de diversos problemas econômicos, diferentes planos foram lançados. Alguns teoricamente consistentes mas sem apoio político enquanto outros com forte apoio político mas com problemas teóricos, e ainda outros simplesmente anunciados repentinamente indicando não haver muito planejamento.

Os diversos planos geralmente são oriundos de uma equipe econômica, onde o Presidente da República (o Chefe do Poder Executivo) aceita o projeto ou não, além do apoio dos Ministros que também é importante. Pelo fato da responsabilidade das ações do Governo estarem sobre o Presidente da República, as vezes seu nome pode ser emprestado para batizar um plano.

Portanto, quem é o "pai" do Plano Sarney? E quem é o "pai" do Plano Collor? Certamente não é Sarney e nem Collor!

Algo análogo ocorreu com o Plano Real.

O Plano Real contou com "receitas de bolo" do FMI (Fundo Monetário Internacional) que já haviam sido aplicadas em diversos países emergentes, como México, Argentina, etc, além de exemplos ocorridos na Economia de Israel (década de 80 do século XX) e a criatividade brasileira, que forneceu arcabouço teórico adaptado à realidade econômica brasileira de hiperinflação e outros grandes problemas.

Os outros planos econômicos forneceram bagagem para um novo plano, planejamento e tomada de atitudes por parte do Governo. Porque o fator psicológico do povo também é uma variável importante no período de implantação de uma profunda mudança na economia de um país.




(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Críticas, sugestões. Seu feedback é importante para nós.